terça-feira, 31 de janeiro de 2012

BREAD&BUTTER Novidades jeanswear de Inverno 2013


A Bread&Butter, feira para marcas selecionadas, que aconteceu entre os dias 18 a 20 de janeiro, novamente excedeu a expectativa da indústria têxtil internacional, com a sexta edição realizada no aeroporto histórico de Tempelhof, em Berlim.

As marcas expositoras apresentaram aos convidados, que vieram dos quatro cantos do mundo, as coleções dedicadas à temporada de Inverno 2013. O clima foi excelente durante os três dias de evento, apesar das difíceis circunstâncias econômicas. Seguindo o lema: Agora mais do que nunca, os números provam uma internacionalidade ininterrupta na estrutura de visitantes profissionais, mas ainda assim os alemães compareceram em peso. Segundo Karl-Heinz Müller, Diretor da Bread&Butter : "Berlim provou mais uma vez ser uma das metrópoles do mundo da moda mais importante da atualidade, pela versatilidade dos diferentes eventos que acontecem ao mesmo tempo na cidade. Esta sexta edição da BBB foi a mais forte desde o retorno a Berlim no Verão de 2009".

PREVIEW INVERNO 2013

Sustentabilidade, vintage e amor: tudo isso com muito glamour

Viva o amor pelo denim, este amor está no ar! Isso mesmo, é assim que as marcas jeanswear internacionais estão vivendo o momento - grifes como Mustang, a turca Mavi e a sueca Nudie Jeans, entre outras, declaravam esse amor através de faixas e lousas. Além da declaração escrita, quem ama realmente demonstra seu amor com atitudes: trabalhar sustentabilidade lavando o jeans sem água, essa foi a melhor forma de demonstração de afeto encontrada por marcas como Japan Rags, Pepe Jeans e Kuyichi.

Já a Mustang Jeans comemorou os 80 anos da marca com muita história, disponibilizando no estande uma tela que reproduzia um filme com retrospectivas da evolução da marca. O lounge continha um mini com imagens de publicidades de vários estágios da marca e, para fechar com sucesso essa comemoração a grife gravou no cós de todas as expostas a seguinte mensagem: “O jeans verdadeiro para pessoas verdadeiras”.

Enquanto a Mavi comparava o conceito da marca com uma receita de cozinha - os visitantes ganharam de brinde uma colher de pau, acompanhada de um tag com a seguinte mensagem: “Nós cozinhamos o perfeito fit”, também informava que o chef de cozinha da marca compartilharia com o consumidor o segredo de uma grande receita:
1,50m de denim
4x rebites
1x botão
1x zíper
1x etiqueta
500ml de índigo E uma grade porção de amor!

A norueguesa Kuyichi apresentou no lounge um processo de produção de uma peça em denim até o beneficiamento, com trabalho manual sem uso de química. A marca é pioneira no quesito sustentabilidade, desde 2000 quando até então era uma ONG. Lutaram para introduzir no mercado o algodão orgânico junto à indústria, a fim de melhorar as condições de trabalho e de vida dos países em desenvolvimento. A filosofia da marca nasce da preocupação com o produto, com as pessoas e o planeta. O tecido é cultivado e costurado com amor, as roupas são produzidas com consciência, estilo e alma.

A portuguesa Salsa Jeans inovou ao colocar manequins humanos na vitrine, o que causava surpresa aos mais curiosos. Outra portuguesa presente foi a Tifosi, que chegou na BBB com um estande gigantesco expondo todos os segmentos da marca: infantil, masculino e feminino. A grife trabalhou muito bem o conceito de um bom fit com calças que melhoram a auto-estima do consumidor. Já o vintage foi desenvovido com perfeição, deixando as peças com um envelhecimento rico.

Grande parte das marcas jeanswear presentes na Bread&Butter apresentaram peças com conceito vintage, no geral, o que se nota em relação as coleções é a preocupação com o planeta, o conforto do consumidor, e detalhes únicos em cada peça para despertar o lado consumista de cada público alvo. O público presente está cada vez mais antenado em relação aos looks, o que não deixa nada a desejar às coleções lançadas pelas marcas.

No verão de 2012, a BBB acontecerá de 4 a 6 de julho, sob o lema da pedra: a campanha está centrada em torno da rocha, símbolo de estabilidade e inamovibilidade, refletindo a força de caráter e constância da Bread&Butter - feira para marcas selecionadas”, comenta o diretor do evento Karl-Heinz Müller.

Fontes: Guia Jeanswear

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