quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

BREAD&BUTTER Conheça o Inverno 2013 das principais marcas jeanswear


O coração mudou de cor, de vermelho passou para o azul índigo – isso em homenagem ao amor pelo denim, que foi exaltado no lançamento das coleções de Inverno 2013 na última edição daBread &Butter Berlim, evento de moda urbana e streetwear de marcas selecionadas que aconteceu entre 18 e 20 de janeiro em Berlim.

Viva o amor pelo denim. E este amor está no ar! Isso mesmo, é assim que as marcas jeanswear internacionais estão vivendo o momento, grifes como Mustang, Mavi e a sueca Nudie Jeansdeclaravam essa paixão através de faixas e lousas com as frases: Nós amamos denim. Além de declaração escrita, quem ama realmente demonstra seu amor com atitudes: trabalhar sustentabilidade lavando o jeans sem água, essa foi a melhor a forma de expressar este afeto escolhida por marcas como Japan Rags, Pepe Jeans e Kuyichi.

Quanto mais velho melhor, quanto mais gasto mais macio fica, quanto mais amassado, detonado, furado - mais bonito. Essa é a proposta do denim vintage regatada por muitas grifes que levaram até suas coleções com esse conceito, com uso de tecnologia aliada ao design, que resultou em vintage perfeitos.

Nas ruas entre os estandes encontravam-se visitantes com looks descolados em uma disputa acirrada com as coleções apresentadas pelas marcas: as sobreposições invernais arrematavam as produções apresentadas nos lounges e fora deles. Muita combinação de tons terrosos, tom sobre tom, jeans detonado com pedrarias, metais...misturas perfeitas que compunham um jeans eclético.

Confirmações para Inverno 2013

DENIM:
- Pesos de 8 a 11 oz, 100% algodão ou com mistura de fibras, a presença do elastano era constante, principalmente no feminino, algumas marcas apresentaram calças com um bom índice de elasticidade para propor maior conforto.

CORES:
As cores começam nos tons terrosos, passando também por nuances como uva, beterraba, vinho, marrom avermelhado, laranja queimado, vermelho desbotado, rosê envelhecido, pink desbotado, káqui, beges, mostarda queimado, verde folha, verde oliva, verde exército e azul Klein, lembrando que se a sarja for a opção eleita, independente da cor escolhida, o artigo tem que passar por processo de desbote. Algumas marcas, é o caso como de Adriano Goldshmied, ousou usando cores fluo como rosa, amarelo e verde. Há também quem elegeu o mix de cinzas, que passeou em nuances desde gelo até o chumbo.

VINTAGES:
- Amassados, dirty, vincados, puídos, respingos, devorês com patches em tom mais claro ou mais escuro que a peça. Apesar de se falar de Inverno 2013, os estonados aparecem em tons claros, médios e escuros no índigo.
- Efeito couro com brilho com lavagens básicas ou acid washed como apresentou a Ralph Laurent.
- Enquanto aEnergie desenvolveu peças vintage com jateado de pigmento colorido.
- Bigodes tridimensional, efeito leque ou levemente arredondado na frente da peça, nas laterais dos quadris, atrás e nas laterais do joelho

AVIAMENTOS:
- Para os metais, muito uso de ouro e prata envelhecidos, cristais e pedrarias em cores mais escuras ou mais claras que a peça, ou mistura das cores.

ACESSÓRIOS:
- Muitas correntes tanto no feminino quanto no masculino, elas aparecem em cintos, chaveiros ou simplesmente penduradas na peça com algum pingente. Bolsas em índigo em tecido estampado e sapatos revestidos de índigo. A Salsa Jeans também o uso de malha de metal na lateral das calças.

FORMAS - FEMININO:
- No feminino, as calças continuam com shape skinny usual ou com ganchos alongados, percebemos que as flares estão desaparecendo, eram poucas apresentadas pelas marcas.
- Macacões amplos com mangas construídos com tecido bem leve, composto de fibra celulósica para dar caimento. A Desigual incrementou os macacões com glítter.
- Minissaia ou saia lápis com shape afunilado.
- Camisas acinturadas em denim lisos e estampados, com tecidos com padronagem na limpeza do colarinho e punhos. Algumas peças ganharam mini-babados. As camisas apareciam sempre estonadas com efeito vintage. - Jaquetas: algumas marcas apresentaram essa peça bem curta, mas a maioria no comprimento até o quadril, essas peças também ganharam efeito de envelhecimento vintage.
- Embora com menor força, as jeggings também estavam presentes, agora com nomenclatura de Cigarretes.
FORMAS - MASCULINO:
- No masculino, os jeans surgem na forma skinny ou comfort, também com gancho alongado. Outro modelo que continua em alta são as chinos.
-Macacões oversized, tipo antigo uniforme de posto de gasolina. - Jaquetas básicas com efeitos vintage.
- Camisas, elas aparecem em estonados de vários níveis, com efeito vintage e tecidos estampados na limpeza do colarinho e punhos.

ETIQUETAS E TAGS:
- Etiquetas de couro com metal e a logomarca em hotstamping, jacquard, cetim e do próprio tecido composto da peça.
- Tags apareceram em papel reciclado ou totalmente sofisticado, além da logomarca eles transmitiam alguma mensagem, quase sempre sobre sustentabilidade.

DETALHES:
- Suspensórios no feminino e masculino, bolsos folie quadrados nos macacões, aplicação de pedras sobre devorês, aplicação de mini-taxas sobre devores.
- Pespontos em tons de káqui, ocre e castor estavam presente na maioria das peças.
- Fechamento da braguilha com botão aparente.
- Crochê aplicado nas peças.
- Estampa de serigrafia do lado avesso, transmitindo um recado sobre a peça ao consumidor.

ESTAMPAS :
- Algumas marcas como Adriano Goldshmied e Set confeccionaram jeans estampados imitando cobra e onça.

Fontes: Guia Jeanswear

Nenhum comentário:

Postar um comentário