quinta-feira, 23 de maio de 2013

ESTAMPAS Leitura de padrões x lifestyle

Explorar a silhueta feminina com o frescor de um jeans já não basta como proposta de visual atual e jovem para o segmento denim. Tampouco simplesmente jogar o fit em uma estampa, sem formular movimentos provocados por recortes, jogos de áreas lisas x áreas texturadas e principalmente, sem a avaliação do vínculo do visual com o público bem como o estudo do diálogo de todas estas variáveis com a altura da cintura e tamanho do gancho. 

Atualmente, o mix de estampados vem se impondo no segmento jeanswear, através de uma profusão de desenhos e padronagens. Percebe-se que a lógica do blocked denim em diálogo com as estampas, vem explorando as fisionomias do jeans até as últimas consequências. São notáveis os recortes contrastando a área do cós, ou os recortes alternando tecidos. Cada visual, evidencia um diferente lifestyle, cada um pode ou não optar pela cintura elevada. Para auxiliar esta avaliação, garimpamos um mix contemplativo de todas as propostas no varejo net, e apresentamos uma análise sucinta  visando identificar e sugerir uma interpretação abordando características de estampas x fit, lavagem e público. 

Estilo mulherão: Para este público, entram todas as estampas com apelo vaidoso e aparência decorativa. Ikat, wallpaper (com destaque para o visual formulado pela Mother), rendas decorativas, rosas gráficas e estampas de bicho reformuladas e multicoloridas. O "high waist" surge com mais frequência nestas estampas, conferindo uma leitura mais elegante e diferenciada dos padrões phyton e leopardo, diferenciando-os das temporadas anteriores. Os florais botânicos ganham recortes variando as texturas coloridas com o white denim. É para este público, que os recortes mesclando lisos x estampados, se mostram mais oportunos para embelezar a silhueta. 

Teenager: No público teen, algumas linguagens são mais rebeldes e subversivas, como as estampas manchadas estilo tie-dye similar ao modelo da Cheap Monday, os camuflados em novas paletas, e as bandeiras "estouradas", a exemplo da Hudson denim. Todas propostas convenientes para complementar o visual grunge ou os estilos mais sombrios sempre explorados por esta faixa etária. Já para o segmento teen "não rebelde", que brinca com a moda de forma mais irreverente e que desabrocha sua feminilidade por meios lúdicos, temos microprints de estrelas, os florais, e até mesmo os Ikats. 

Público feminino maduro: Para as mulheres materialistas, que buscam um visual mais maduro adequado às suas responsabilidades, são bastante apropriadas as estampa de bicho desbotadas sobre fundo claro, seguindo o visual proposto pela Current Elliot. Temos também os brocados, como o da Dakota, o Ikat em tons de jóia como o da Shona Joy e as folhagens tropicais para os looks relaxados e rebuscados do target. 

Surfwear feminino: No surfwear, novamente entram os camuflados como um visual apropriado, os ikats, tie-dye (visual mais colorido e luminoso como o da Paige denim), e degradês coloridos como o da Hudson. Hibiscos podem refrescar ainda mais o mix de estampados, à exemplo da One Teaspoon

Beachwear chic: Para as marcas que exploram o lifestyle litorâneo, com coleções femininas enfeitadas, uma boa "sacada" é a flare com estampa multicolorida na barra, semelhante à peça em white denim de Rebecca Monkoff. Aqui, novamente entram as folhagens multicoloridas sobre base clara, degradês e Ikats. 

Target urbano e discreto: Para a "moça" urbana, que opta pelas tendências mais discretas, compondo looks contemporâneos porém práticos, temos os Ikats em convenientes para todos os públicos. Também os camuflados na paleta tradicional, e os brocados. Estilo jovem e romântico: Manchados na cor pink amena, florais botânicos esmaecidos, Ikat com fundo índigo e brocados. 

Por fim, sintetizando os principais apelos das estampas da temporada, os Ikats são os mais versáteis, passíveis de agradar aos mais diversos públicos. Já os manchados, são os mais subversivos mas também podem se diferenciar em leituras charmosas e decorativas para o público feminino mais "baladeiro". Para a feminilidade madura, visual decorativo e fundo claro. Nos teens, camuflados e estampas de bandeiras se diferenciam. E o nosso representativo estilo mulherão, bem brasileiro, deve adotar os padrões mais decorativas e vaidosos, bem como as estampas de bicho com cintura elevada para looks mais glamourosos. Confira nosso garimpo net, e eleja o visual que veste seu público. 












Fonte: Guia JeansWear

Nenhum comentário:

Postar um comentário