terça-feira, 5 de junho de 2012

Estampas clássicas rejuvenescem com o jeans

A cada edição a equipe do Denim by Première Vision elabora um informe que reúne os highlights da estação. Nesse 10º salão, realizado no final de maio em Paris, na França, uma das principais direções apontadas é a aplicação de estampas clássicas sobre o denim para serem tratadas em lavanderia com efeitos do jeans, recursos que já foram bem utilizados em coleções do verão 2012, inclusive de marcas brasileiras, mas que ganham importância no inverno estrangeiro.
O denim decorado pode vir estampado de fábrica, como vários fabricantes mostraram, ou feito por estamparia. O padrão de aplicação pode fazer a estampa recobrir toda a superfície. Pode ser distribuída em locais específicos da peça de maneira planejada, ou não. Ou ainda, aparecer como detalhe localizado. Assim, valem motivos enormes, que tornam difícil identificar o desenho olhando da primeira vez, ou a repetição de elementos bem pequenos.

Os florais de motivos grandes desviam completamente da caretice quando a estampa recebe tratamentos típicos do jeans, mediante o contraste do jogo claro/escuro.
O mesmo princípio vale para listras e pequenos florais, para espinha de peixe e a estampa Paisley (tradicional em lenços, que foi reinterpretada pela moda hippie, e retorna à moda) combinada à padronagem Liberty. O jeans é decorado e retrabalhado em lavanderia.
Seguindo interpretação semelhante, bolinhas com o centro vazado ganham estilo, sem ar infantil, quando estampam por completo a superfície da camisa masculina em denim estonado, com lixados localizados em pontos estratégicos de bolsos, gola, costuras do punho e da parte interna da pala.
Essa é uma das direções para o inverno 2013/2014, na Europa, apontadas pela equipe da Denim by Première Vision; confira aqui os highlights da análise

Nenhum comentário:

Postar um comentário