O tecido que originou o jeans existe desde 1857 e foi criado na região de Nimes na França. Para “de Nimes” tornar-se “denim” foi um piscar de olhos;
- O nome jeans vem de “genes”, apelido dado pelos norte americanos aos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova e usavam o tecido de Nimes em seus iniformes;
- Em 1873, em plena corrida do ouro, Levi Strauss, um comerciante de lonas da Califórnia cujo negócio não ia muito bem, teve a brilhante ideia de fazer algumas calças para atender o desejo dos mineradores por roupas mais resistentes usando seu produto (a lona) como matéria prima, o sucesso foi instantâneo;
- Os rebites de reforço característicos dos jeans foram sugestão de Jacob David, fabricante de estribos para cavalo. É desses estribos que saíram as primeiras peças que tornavam a calça mais resistente às provações do trabalho árduo dos mineradores;
- No início, as calças criadas por Levi Strauss eram de uma cor amarronzada, algum tempo depois o empresário teve a ideia de tingir o denim com o corante oriundo de uma planta chamada Indigus;
- O quinto bolso – aquele pequeno, na frente, do lado direito – foi pensado para guardar relógios, mas também foi muito usado para tabaco, moedas e até tachas e pregos;
- A tradicional Levi’s 501 teve seu nome emprestado do número do lote onde este modelo se encontrava;
- Durante muito tempo o jeans foi uma roupa usada exclusivamente para trabalho, somente nos anos 50, depois de ser adotada pelos ícones pop como Elvis Presley, a peça finalmente se tornou o “uniforme” dos jovens nos EUA;
- Em 1970 Calvin Klein inovou trazendo o jeans para as passarelas, algo, até então, impensável, mas que foi apenas uma amostra de sua força entre o público. Agora não conhecia mais barreiras sociais, todos usavam a peça da mesma maneira;
- Até os anos 80 o processo de desgaste do jeans vinha com o uso no dia a dia, com a chegada da “lavagem na pedra” ou stone washed era possível comprar um jeans novo com aparência de usado. O sucesso foi enorme;
- Nos anos 90 o jeans recebeu novas lavagens, mais cores e teve a adição de poliester e elastano garantindo o caimento perfeito e conforto;
- A partir dos anos 2.000 o grande chamariz foi o jeans premium, com mais detalhes, tratamento com jatos de areia simulando desgaste em pontos específicos, rasgos estratégicos, modelos exclusivos e quantidades limitadas, renovando o desejo das pessoas pelo jeans e criando peças com valores muito além do que já havia sido visto até então. A criação de Levi Strauss tornava-se um item de luxo.
Fonte: Outletpremium
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